sexta-feira, 30 de setembro de 2011

veja os truques para fazer o seu bolo



Quer fazer bolos saborosos e fofinhos?
Então confira nossas dicas e coloque as mãos na massa!

Toda vez que você tenta fazer um bolo para um chá com as amigas ou para o lanche, em vez dele ficar saboroso e fofinho o bolo resolve embatumar . Se você segue todos os passos da receita, mas mesmo assim não acerta a mão, confira alguns 'segredinhos'  que podem ajudá-la a produzir bolos perfeitos.

A massa
 Separe todos os ingredientes antes de começar a bater a massa;
Use todos os ingredientes em temperatura ambiente, manteiga, líquidos, ovos, etc;
Bata as claras até ficare firmes , mas nunca demais, pois podem ressecar a massa do bolo;

Peneire a farinha para aerar,  para deixar a farinha aerada para que o bolo cresça melhor. O ideal é peneirar duas vezes. Só depois de peneirar a farinha é que se mede a quantuidade utilizada;

depois de bater as claras em neve, e as gemas com manteiga ou margarina e o açúcar refinado, misture os ingredientes secos peneirados juntos alternado com os líquidos, misturando delicadamente de cima para baixo, usando preferencialmente um batedor;

Por último coloque as claras em neve em duas etapas, primeiro agregue metade das claras preparando a massa, que depois irá receber o restante, misturado delicadamente  de baixo para cima até misturar bem deixando o bolo ainda mais fofo;

Em vez de untar a assadeira, use papel manteiga, ele sai com o bolo quente ou depois da massa congelada, além disso, facilita a limpeza da assadeira;

Nas laterais da assadeira não devem ser untadas. Normalmente o bolo cresce e cede naturalmente um pouco depois de assado, com a lateral da forma untada esse processo é bloqueado, rachando as bosdas do bolo. Depois de assado, para soltar o bolo da forma basta passar uma faquinha lisa que ele se solta;

Não abra a porta do forno nos primeiros 20 minutos.


Reprodução

Ao fazer um bolo, o mais difícil não é juntar os ingredientes e colocar o bolo no forno, mas sim saber a hora exata de tirá-lo de lá.

O bolo, quando tirado antes, fica 'massudo' e pode murchar.
Quando ele fica um pouco mais no forno, começa a secar.
Uma dica especial é ficar atenta no cheiro.
O bolo só começa a cheirar quando está praticamente pronto. Após verificar isso, acenda a luz do forno e veja se as bordas já estão soltando da fôrma. Então abra o forno devagar para não entrar ar e espete um palito em três pontos diferentes do bolo. Se o palito sair completamente limpo, o bolo está no ponto.

Sem derramar no forno
Para evitar que a massa de bolo derrame da forma quando crescer, espete um fio de macarrão espaguete (daquele furadinho) na mistura. Assim o vapor pode sair e a massa não ultrapassa a forma.

Sem queimar
Para evitar a parte superior do bolo fique escura ou queimada, antes que ele esteja completamente assado, cubra-o com papel alumínio (com a parte brilhante virada para o bolo) até ficar pronto.

Para esfriar mais rápido
Assim que retirar qualquer massa de bolo do forno, basta colocar a assadeira sobre uma grade para que o ar circule por baixo da assadeira e evite colocar em bancadas frias. Dessa maneira sua massa não perderá a textura e ficará tão macia e fofa como quando saiu do forno.

Testando o fermento
Para saber se o fermento para bolo está bom, coloque um pouquinho de água em um copo e acrescente uma pitada de fermento. Se a água borbulhar, o fermento está bom para uso.
Agite a embalagem do fermento, ele é uma composição de ingredientes que precisam ser misturados pois se separam em repouso.
Nunca guarde o fermento na geladeira, ele se altera com mudança de temperatura, pra baixa ou alta, se for gelado, altera uma vez, tirando da geladeira para usar, altera a segunda vez, isto faz ele ficar 'fraco' .

Marmorizado
Para que o bolo fique marmorizado (com duas cores), coloque um pouco de café solúvel na massa crua.

Uvas passas e goiabada
Para que as uvas passas não desçam para o fundo da forma, deve-se deixá-las de um dia para o outro em infusão em Vinho do Porto ou Rum. 
e goiabada em pedaços passada na farinha de trigo. Outra dica é passá-las no amido de milho antes de misturá-las à massa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário