quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Focaccia





Ingredientes
1 colher (sopa) de fermento biológico seco 
1 colher (sopa) de açúcar 
1 ½ xícaras  de água morna
(375ml)
½ xícara de azeite  
1 ½ colher (chá) de sal
4  xícaras  de farinha de trigo (coloque mais se necessário)
3 colheres (sopa) de orégano fresco 
pimenta do reino 
4 colheres (sopa) de parmesão ralado

Modo de preparo:
Coloque ½ xícara (125ml) da água morna; polvilhe o fermento + 1 pitada do açúcar por cima da água e misture para dissolver. Aguarde até pareça querer crescer, cerca de 10 minutos. 
 Acrescente a xícara de água morna (250ml) e o açúcar restantes, 
¼ xícara (60ml) do azeite, o sal e 1 xícara (155g) da farinha. mexa bem e  Junte 1 xícara (155g) da farinha, continue sovando até desprender das mãos e ficar bem lisinha. 
- Junte a farinha restante – vá colocando aos poucos, até obter uma massa macia que se desprende das mãos. A massa fica úmida, macia e levemente grudenta. Cubra com plástico ou filme PVC e deixe crescer por 20 minutos. 
 - Forre uma assadeira retangular grande com papel manteiga e unte-o levemente com azeite de oliva. Coloque a massa sobre o papel e, com as mãos untadas de azeite, pressione e estique a massa, de 2,5cm de espessura. Cubra novamente com plástico e deixe crescer, em temperatura ambiente, até que dobre de tamanho (cerca de 1 hora). A espessura passará para 5cm. 
 - Use as pontas dos dedos, faça buraquinhos de 2,5cm de profundidade em toda a superfície da massa – afunde os dedos até quase chegar à assadeira. Regue com ¼ xícara (60ml) restante de azeite*. Cubra com plástico mais uma vez e deixe crescer em temperatura ambiente por 30 minutos. 
 - Polvilhe a focaccia com orégano, a pimenta e o parmesão. Asse em forno pre-aquecido a 220 ºC até que doure (cerca de 20 a 25 minutos). Verifique se o fundo do pão está dourado também –caso esteje, asse por mais alguns minutos. 

*Dica: você pode usar  mussarela ralada, calabresa picadinha, azeitonas, tomate seco, entre outras. ( use sua criatividade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário