quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Geleias caseiras.


Aprenda como fazer, atingir o ponto certo e conservar seus próprios doces.

As geleias são ótimo acompanhamento para torradas, biscoitos, pães, bolos, sorvetes e até combinadas com pratos salgados, como carnes, queijos, panquecas e saladas. Normalmente encontradas na versão doce, as geleias também podem ser salgadas, feitas com ingredientes como tomate, pimenta e ervas.

O mais comum é comprá-las prontas, mas não é difícil produzir suas próprias geleias. Não é difícil, mas é preciso paciência, já que dependendo da polpa utilizada – as líquidas como laranja e tangerina, por exemplo – o doce pode demorar algumas horas para chegar ao ponto ideal. Porém, o resultado vale a pena. Feitas em casa, as geleias ganham sabor e têm baixo custo. Lembre-se que doces artesanais (de qualidade) costumam ter preços bem salgados!
Divulgação


Além de mais saborosas, as geleias caseiras dispensam os conservantes artificiais. E ao contrário do que muita gente pensa, a geleia feita em casa não estraga tão rápido: o açúcar (natural da fruta ou adicionado) é um conservante natural. Se preparados e armazendos corretamente, esses doces caseiros têm validade de até dois meses.

Para garantir que elas durem por mais tempo, na hora de servi-las não introduza talheres sujos; não fique tirando e voltando o vidro à geladeira toda hora (a variação de temperatura prejudica os ingredientes); nem esqueça os potes destampados por muito tempo para evitar a proliferação de micro-organismos. Outro segredo para que as geleias não estraguem facilmente é esterelizar os vidros em que serão armazenadas.

Se interessou pelo assunto? Então confira a seguir alguns truques para fazer e conservar geleias em casa. As orientações são d e Marcella Lage, professora de confeitaria do curso universitário do Senac em São Paulo.

Todas as frutas
Você pode fazer geleias usando qualquer fruta. Se a fruta for mais consistente pique em pedaços pequenos para que se dissolvam melhor durante o cozimento. Vale pressionar os pedacinhos que teimam em ficar inteiros, com ajuda de um garfo ou colher de bambu. Para obter geleias com textura mais pastosa e homogênea, bata com o mixer ou no liquidificador (quando já fria) por alguns instantes.
Reprodução


Ponto certo

O que dá consistência à geleia é uma substância chamada pectina. Ela é encontrada naturalmente nas próprias frutas (em especial nas cítricas), e liberada pouco a pouco durante o cozimento, encorpando a mistura e deixando-a, como o nome diz, gelatinosa. 
Para saber se o tempo de cozimento foi suficiente, tire uma colher (sopa) de geleia da panela e disponha sobre um prato limpo. Passe o dedo riscando a geleia ao meio: se a mistura depois de separada unir-se novamente, ainda não está no ponto. 
Uma dica para conferir aquele aspecto translúcido, característico das geleias, é acrescentar uma colher de suco de limão enquanto o doce esta sendo apurado.

Sem pressa

Você vai precisar de algum tempo disponível para preparar sua geleia. Por isso, esqueça a pressa. Geleias devem ser preparadas sempre em fogo baixo. Para agilizar o processo, pode adicionar pectina (encontrada em várias casas de confeitaria), na medida descrita na embalagem, à qualquer receita. Outra opção é 'extrair' a pectina naturalmente de frutas para o cozimento: faça um sachê, com um pano limpo, ou uma gaze esterilizada, juntando o bagaço e as sementes (sem a polpa nem a casca) de algumas laranjas. Amarre bem e prenda o sachê à uma das alças da panela, do lado de dentro. Ele fica por cima e não mergulhado (mesmo se a geleia não for de laranja, isso não interfere no sabor). Retire o sachê no fim do cozimento.

Vidros esterelizados 

Ferva o vidro e a tampa (se não for de plástico) em uma panela grande o suficiente para que ele fique submerso por inteiro. Se a tampa for de plástico, lave bem e escalde, mas não ferva mergulhada em água para evitar a liberação de toxinas. Na hora de retirar o vidro, nada de usar as mãos: use uma pinça, também esterilizada. Não utilize panos ou papéis para secá-lo: vire-o de cabeça para baixo sobre um pano limpo e seco, e deixe secar por bastante tempo. Assim o ar não contamina o interior.

Viu só? Fazer sua geleia em casa não é 'um bicho de sete cabeças'. Capriche na escolha do recipiente, na decoração e pronto: você vai deixar suas refições mais saborosas e pode até presentear quem você gosta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário