segunda-feira, 29 de abril de 2013

Tempero Indiano. Saiba o significado e os benefícios!


TEMPERO INDIANO - GARAM MASALA

GARAM MASALA

Este nome significa, " mistura quente ".
O garam masala é uma combinação de especiarias torradas, como sementes de coentros, cominhos, cardamomo, cravo-da-índia e canela.
Todas as donas de casa indianas têm a sua própria versão, moendo as especiarias frescas para esse fim.
Usada principalmente para quem gosta de comida picante, já que é algo como “Tempero Picante”.
Assim como acontece com o curry, na Índia existem muitas receitas tradicionais desse mistura, que variam de família para família.

Para produzir o Garam Masala em casa faça do seguinte modo:

Garam Masala: 


1 colher das de chá bem cheia de cravo da índia
1 colher das de chá bem cheia de Noz Moscada ralada na hora
1 colher das de chá de sementes de Cominho
1 colher das de chá de semente de Coentro
1 colher das de chá de Pimenta-do-Reino preta
3 folhas grandes de Folhas de louro
5 bagas de cardamomo
1 Pedaço de canela em rama

Abra as bagas de cardamomo, retire todas as sementes, reserve e dispense as bagas.
Rale a noz moscada até obter 1 colher das de chá bem cheia e reserve.
Coloque para aquecer uma frigideira antiaderente sem azeite ou qualquer outra gordura.
Quebre o pedaço de canela em vários pedaços menores
Coloque na frigideira todos os ingredientes, menos a noz moscada ralada, e deixe aquecer, mexendo sempre, por aproximadamente um minuto.
Isso fará com que o sabor de todos os temperos realce.
Tire a frigideira do fogo, coloque a noz moscada ralada, mexa bem e deixe os temperos na frigideira por mais 1/2 minuto.
Coloque tudo em um pilão e moa bem até virar um pó bem fino, ou use moedor elétrico.
Guarde em um recipiente hermético.
Duração de até 3 meses.




Tudo sobre temperos!


Açafrão:É um dos temperos mais caros do mundo. Provém  dos estames da flor de mesmo nome(crocus sativus). tem a propriedade de colorir uma quantidade de líquido mil vezes superior ao seu peso. De sabor aromático e picante. Usado para dar cor e sabor à aves, carnes, legumes, risotos. Pode ser encontrado em ramas, vindo da Cachemira ou da Espanha,de cor avermelhadas ou na versão mais barata, em pó , de cor amarelada e sabor mais suave.

Água-de-Rosas: Muito apreciada nos doces indianos, é a essência extraída das pétalas por destilação. Deve ser utilizada com moderação. É encontrada em farmácias, em lojas de especiarias ou de produtos asiáticos.

Alforva ou feno-grego: As sementes, usadas principalmente em pratos feitos com lentilha e com alguns legumes, têm sabor amargo.  O  pó é usado para carnes, aves e peixes. As folhas tem sabor agridoce, são vendidas secas ou frescas, são usadas para acentuar o sabor dos legumes.

Assafétida: Trata-se da resina de uma planta que cresce no Afeganistão e no Irã. É usada em quantidade mínima. O gosto aproxima-se ao da cebola, mas tem um aroma mais agradável. É encontrada sob forma sólida ou em pó, em casas de ervas medicinais,  de especiarias ou lojas de produtos de umbanda.

Anis: Aromatizante com gosto de alcaçuz, usado para dar gosto e perfume à preparações e bebidas doces, facilita a digestão, além de refrescar o hálito.




Baunilha: de coloração marrom escuro, é utilizada no preparo de doces, dando sabor a cremes, biscoitos, bolos etc. Vendido normalmente líquida, diluída. Mas pode-se encontrar em favas, muito mais caro, mas com sabor bem mais marcante.


 
Canela: A canela verdadeira é originária do Sri Lanka(Ceilão) . Tem sabor picante e adocicado. Usado em doces, pratos salgados feitos com lentilha e em carnes e aves. De aroma e sabor inconfundíveis. é um dos ingredientes do curry(garan massala).


 
Cardamomo: O cardamomo é indispensável na culinária indiana. Também muito utilizado pelos suecos na fabricação de biscoitos e pães, além de ser um dos ingredientes do curry(garan massala). Os ramos pretos são usados, principalmente, na rica culinária Moglai. Os ramos verdes são utilizados em doces e conservas e as sementes são usadas em xaropes. Os ramos e as sementes têm sabor refrescante e adocicado, são utilizados nas bebidas feitas com iogurte e no chá indiano(chai).
Coentro: O coentro em grão, seco e moído, é muito utilizado na culinária mundial, seu aroma pronunciado realça o sabor de legumes, lentilhas, sopas, pratos de arroz, carnes e aves. Sempre ter o cuidado de não exagerar, pois possui sabor muito marcante. As folhas  também são muito utilizadas em ensopados e pratos feitos com peixes e frutos do mar .


Cominho: As sementes negras inteiras tem forte sabor adocicado de ervas e são muito utilizadas na culinária indiana, as sementes verdes ou brancas são usadas inteiras ou em pó. Dá um sabor especial em massas, pratos feitos com arroz, lentilhas, ervilhas secas, legumes e iogurte.


Cravo-da-índia: Tem sabor e perfume inconfundíveis. Pode ser consumido em pó ou inteiro.É utilizado em doces, carnes, aves, chutneys e biscoitos. Muito utilizado em compotas e em doces mineiros. Seu óleo tem propriedades antissépticas e aromáticas. É estimulante e facilita a digestão, também pode ser utilizado como analgésico local contra dor de dente.

Curry: Na verdade a mistura de temperos que é vendida com este nome não se chama Curry e sim Garan Massala. Curry é o nome de uma planta  cujas folhas,  frescas e secas, são usadas para dar sabor a alguns pratos  indianos feitos com legumes ou iogurte, tais como sukta e upma.
A expressão preparar um prato ao curry  significa cozinhar tal prato com molho de massala. Ver utilizações do Curry vendido no mercado em Garam Massala.

Cúrcuma:  Também chamado de "acafrão-da-índia", ou tumerique. 
É uma raiz de bulbo da mesma família do gengibre. 

Possui um pigmento amarelo brilhante que tem vários usos, é com ele que as roupas de cor açafrão dos sacerdotes  hindus são tingidas.
A cúrcuma tem efeito diurético e é estimulante intestinal. Tem sabor forte e amargo, utilizada com cautela, dá cor e sabor indescritível em pratos com legumes e arroz.

Dill : Muito utilizado na culinária escandinava na preparação de molhos, sopas, carnes, aves e peixes. Seu sabor lembra a salsinha. Deve ser utlizado com cautela.
Kummel: tem sabor adocicado. Usado no preparo de carnes e aves assadas. Também em sopas de legumes, saladas, marinados, biscoitos, patês, pães, bolos e queijos.
 
Erva-doce: As sementes são usadas principalmente em conservas, pães, bebidas e pratos feitos com arroz. Utiliza-se também após a refeição para facilitar a digestão. Em pó, é usada em carnes e aves, para dar um toque "fresco" , como a hortelâ.
Folhas de louro: Folha de sabor suave, é usada em molhos, ensopados, arroz , feijão e peixes.
Garam Massala (popularmente conhecido como Curry):  
O nome significa "temperos sortidos", é composto geralmente por cominho, pimenta-do-reino, cravo-da-índia, canela, cardamomo, coentro em pó e noz-moscada, é encontrado nas seções de temperos de qualquer supermercado com o nome de "Curry", que na verdade  é o nome de um planta. 
Não é da mesma qualidade das massalas indianas, portanto se quizer uma massala de verdade faça a sua em casa. 
Pode-se ser acrescentado em todos os legumes, carnes ou aves e até mesmo em molhos para massas, dependendo do paladar de quem for comer...Tem sabor forte e picante..Pode ser em poucas pitadas, só para dar um leve toque picante e perfumado no prato, ou em boas colheradas para dar cor, sabor e aroma predominantes ao prato..Se você ainda não conhece este tempero maravilhoso, recomendo que experimente usar o "curry" para  temperar batatas cozidas ou arroz, para se conhecer o sabor e saber em qual prato ele se adequa mais ao seu paladar.

Receitas de Massala(Curry)

Panch Massala:*2 colheres de sopa de cominho inteiro,*2 colheres de sopa de cominho negro inteiro, *2 colheres de sopa de grãos de mostarda preta, *2 colheres de sopa de sementes de anis ou erva-doce, *1 colher de sopa de feno grego inteiro. Misturar todos ingredientes e guardar em um pote bem fechado, quando for usar, agite o recipiente bem para que as ervas se misturem, doure os ingredientes na manteiga ou ghi , nunca em azeite ou margarina, estraga o paladar. 

Garam Massala I: *4 colheres de sopa de grãos de coentro, *2 colheres de sopa de cominho inteiro, *2 colheres de sopa de pimenta do reino em grãos, *2 colheres de chá de sementes de cardamomo, *1 colher de chá de cravo-da-índia, *2 pedaços de canela, 1 colher de chá de açafrão em pó. Em uma panela pequena, dourar com uma colher de manteiga,os ingredientes nesta  mesma sequência, exceto o açafrão, cuidado para não queimar, em seguida moer no liquidificador ou moedor elétrico para grãos. Acrescentar o açafrão e guardar em um pote bem fechado. se conserva por meses.

Garam Massala II: *2 colheres de chá de sementes de cardamomo, *2 pedaços de canela, *1 colher de chá de cravo-da-índia, *1/2 noz moscada ralada. Tostar os ingredientes, exceto a noz moscada, moer e acrescentar a noz.


Gengibre:  É uma raiz de aromática  de gosto forte e picante. Muito utilizado na culinária asiática, principalmente na indiana e japonesa. Pode ser usado ralado, em pó, ou picado. Dá um toque especial ao Yakisoba, pode ser usado em carnes e aves, em legumes, grão-de-bico, lentilha, arroz e sopas. Em forma de chá é excelente contra reumatismo, gripe e inflamação no aparelho respiratório, è um excelente descongestionante nasal. Mastigado em pequenas quantidades, o gengibre acalma dores no estômago.


Noz-moscada: É um tempero usado em pequenas quantidades , para dar um sabor sutil a pratos de carne ou arroz, também usada em bolos e biscoitos.



Páprica Doce:  Tem um sabor suave e adocicado, É usada em molhos, carnes e aves. Combinada com outros temperos também dá cor e sabor a pratos de legumes e arroz.
Páprica Picante: Como o nome já diz, é  picante, com o sabor mais acentuado. Substitui  ou é acrescentada à páprica doce, nas mesmas receitas.


Pimenta fresca verde( tipo malagueta): É rica em vitaminas, dá um toque apimentado típico aos alimentos.

Pimenta fresca vermelha: Há de vários tamanhos e formatos , de modo geral, quanto menor e mais escura for a pimenta, mais ardida é.
Pimenta vermelha em pó(chilli): Muito usada na culinária mexicana, deliciosa se polvilhada em legumes refogados.

Pimenta-de-caiena: É a semente em pó da pimenta vermelha originária da Cashemira. É muito forte  e deve ser usada em quantidades mínimas, em pratos de carne e nos chutneys doces.

Pimenta-do-reino: É uma pimenta de sabor forte, usada em chutneys, poder ser comprada em grãos ou em pó. É a pimenta mais popular de todas, tem em todos lugares, todo mundo conhece e se adapta a qualquer prato, inclusive em doces e chocolates. Misturada com iogurte, azeite e sal dá um delicioso molho para saladas.
Sal negro: É uma pedra, uma rocha sulfurosa muito dura, de sabor picante  e extremamente  ardida, não deve ser provada em estado puro. O sal negro deve ser combinado a outros temperos secos em chutneys e molhos.


Sementes de mostarda: Há três cores de mostarda, preta, castanha e amarela. As sementes  de mostarda preta são usadas principalmente em molhos vegetarianos, as sementes de mostarda castanha são as melhores e mais raras para chutneys e guarnições. As sementes de mostarda amarela são usadas em lentilhas e em legumes.


Sementes de papoula: Usadas para decorar pratos, para dar um toque especial em sanduíches, pães e saladas e para engrossar sobremesas.
Zátar: Mistura de temperos árabe, perfumada e levemente picante, usada em carnes, aves, pastas, na fabricação do "Chanclich". Faça um sanduíche, cubra ele com queijo amarelo e polvilhe zátar por cima, leve o sanduíche ao forno e espere o queijo derreter. Fica delicioso...


Pimenta Síria: Pimenta perfumada, levemente picante e adocicada, suave e deliciosa, dá um toque exótico nos alimentos.


Pimenta Jamaicana: Parecida com a pimenta síria, com um aroma muito agradável, sabor suave e exótico, ideal para substituir a pimenta do reino  ou para quem não gosta de alimentos muito picantes.


Ervas


Todas podem ser cultivadas em pequenos vasinhos , dentro de casa ou apartamento.  É uma ótima opção para ter sempre ervas fresquinhas e sem agrotóxicos, além de perfumar e enfeitar sua cozinha.Estas ervas  podem ser utilizadas frescas ou secas (ao sol ou no forno)

Manjericão:  Ingrediente indispensável na culinária italiana. Tem um sabor  levemente picante e refrescante. Pode ser usado em grandes quantidades se agradar ao paladar. Suas folhas frescas dão sabor especial a molhos, pizzas, sanduíches, carnes e legumes. Ingrediente base do famoso molho "pesto".

Sálvia: Sabor  forte e refrescante, deve ser usada em pequenas quantidades, deixando ainda mais saborosos os pratos de peixes, aves, massas e carnes.
 










Alecrim: Sabor forte e marcante, pode ser usado em peixes, aves, carnes, massas e molhos. O salmão fresco temperado com alecrim e pimenta do reino fica delicioso. Deixar a carne do churrasco de molho no vinho tinto e alecrim dá um sabor inigualável.










Manjerona: Sabor parecido com o manjericão, mais suave e adocicado. Usada em molhos massas.
Tomilho: Usado em  molhos, massas, guisados, carne assada e recheios.











Orégano: A mais popular das ervas aromáticas, usada em pizzas, sanduíches, carnes, saladas e legumes.











Hortelã: De sabor doce e refrescante, muito utilizado na culinária árabe. Pode ser mastigado, consumido em forma de chá, é calmante natural e auxilia na digestão. Ingrediente indispensável do quibe e do tabule. Delicioso se misturado ao suco de limão ou  abacaxi . Pode ser utilizado em molhos,  carnes, aves, peixes, doces.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

FILÉ DE FRANGO AO MOLHO DE CURRY


Foto: FILÉ DE FRANGO AO MOLHO DE CURRY

INGREDIENTES
1 Xícara(s) de Água
2 Cubo(s) de Caldo de galinha Knorr
1 Quilo(s) de Filé de peito de frango
2 Xícara(s) de Leite
1 Colher(es) de sopa de Amido de milho Maizena®
1 Colher(es) de chá de Curry
Salsinha picada a gosto
MODO DE PREPARO
Em uma panela média, coloque a água, leve ao fogo
Ao ferver e dissolva o cubo de caldo de galinha Knorr.
Coloque os filés e cozinhe em fogo médio, com a panela parcialmente tampada, por 10 minutos ou até secar o líquido. Reserve.
Molho
Em uma panela média, coloque meia xícara (chá) de leite e leve ao fogo até ferver. Dissolva o cubo de caldo de galinha Knorr. Reserve.
Dissolva o amido de milho Maizena® no restante do leite.
Junte ao caldo reservado, acrescente o curry e cozinhe mexendo sempre até ferver e engrossar.
Coloque os filés reservados em uma travessa, cubra com o molho reservado e decore com a salsinha.
Sirva em seguida.
INGREDIENTES
1 Xícara(s) de Água
2 Cubos de Caldo de galinha
1 Quilo de Filé de peito de frango
2 Xícaras de Leite
1 Colher de sopa de Amido de milho
1 Colherde chá de Curry
Salsinha picada a gosto
MODO DE PREPARO
Em uma panela média, coloque a água, leve ao fogo
Ao ferver e dissolva o cubo de caldo de galinha .
Coloque os filés e cozinhe em fogo médio, com a panela parcialmente tampada, por 10 minutos ou até secar o líquido. Reserve.
Molho
Em uma panela média, coloque meia xícara (chá) de leite e leve ao fogo até ferver. Dissolva o cubo de caldo de galinha . Reserve.
Dissolva o amido de milho no restante do leite.
Junte ao caldo reservado, acrescente o curry e cozinhe mexendo sempre até ferver e engrossar.
Coloque os filés reservados em uma travessa, cubra com o molho reservado e decore com a salsinha.
Sirva em seguida.


Torta salgada de liquidificador

Foto: Torta salgada de liquidificador

    2 xícaras de leite
    2 xícaras de farinha de trigo
    200 g de queijo mussarela
    1/2 xícara de oleo
    2 colheres de sopa de margarina Qualy
    2 colheres de sopa se creme de cebola
    3 ovos inteiros
    1 stick de maggi meu segredo
    1 colher de sopa fermento quimico em pó
Modo de Preparo

    Coloque no liquidificador o leite, o óleo, os ovos inteiros, a margarina
    Depois coloque os ingredientes secos aos poucos, o creme de cebola, a farinha de trigo, o stick maggi meu segredo, o fermento em pó e por último a mussarela
    Despeje em uma forma de redonda de 25 cm, untada, 3/4 da massa
    Coloque o recheio cubra com o restante da massa e por cima cubra com a mussarela
    O recheio pode ser quente

Recheio:

    Cozinhe o frango e depois desfie
    Coloque na panela a cebola bem picada e os dentes de alho amassados
    Deixe dourar e acrescente o frango desfiado e o suco de limão, deixe em fogo médio, mexendo de vez em quando até começar a grudar no fundo
    Acrescente então o milho verde a ervilhas e azeitonas fatiadas e tampe por 3 minutos
    Depois adicione o molho de tomate refogado, o sal e a pimenta a gosto
    Despeje em uma forma de redonda de 25 cm untada 3/4 da massa e despeje
    o recheio
    Cubra com o restante da massa e por cima cubra com a mussarela
    Leve ao forno 180º por aproximadamente 30 minutos ou até a mussarela ficar dourada

fonte http://migre.me/aG38P


Ingredientes:
2 xícaras de leite
2 xícaras de farinha de trigo
200 g de queijo mussarela
1/2 xícara de óleo
2 colheres de sopa se creme de cebola
3 ovos inteiros
1 sache de maggi meu segredo
1 colher de sopa fermento em pó


Modo de Preparo:
Coloque no liquidificador o leite, o óleo, os ovos inteiros, o óleo
Depois coloque os ingredientes secos aos poucos, o creme de cebola, a farinha de trigo, o sache maggi meu segredo, o fermento em pó e por último a mussarela
Despeje em uma forma de redonda de 25 cm, untada, 3/4 da massa
Coloque o recheio cubra com o restante da massa e por cima cubra com a mussarela
O recheio pode ser quente

Recheio:
Cozinhe o frango e depois desfie
Coloque na panela a cebola bem picada e os dentes de alho amassados
Deixe dourar e acrescente o frango desfiado e o suco de limão, deixe em fogo médio, mexendo de vez em quando até começar a grudar no fundo
Acrescente então o milho verde a ervilhas e azeitonas fatiadas e tampe por 3 minutos
Depois adicione o molho de tomate refogado, o sal e a pimenta a gosto
Despeje em uma forma de redonda de 25 cm untada 3/4 da massa e despeje
o recheio
Cubra com o restante da massa e por cima cubra com a mussarela
Leve ao forno 180º por aproximadamente 30 minutos ou até a mussarela ficar dourada

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Aprenda agora como se faz os diferentes tipos de chás:


Chá indiano.
Ingredientes:
Canela em pau, sementes de cardamomo, gengibre, cravos da índia e pimenta do reino em proporções iguais;
1 litro de água;
Leite a gosto;
Chá preto ou verde a gosto;
Açúcar ou adoçante a gosto.
Prepare o chá. 
Misture uma quantidade semelhante de canela em pau, sementes de cardamomo, gengibre, cravos da índia e pimenta em pedacinhos pequenos.
Para fazer o chá, basta acrescentar 11 g do chá em um litro de água fervente. Deixe ferver por 20 minutos. Isso garante a extração dos benefícios dos temperos e das raízes. Coe e acrescente o leite, que pode ser quente ou gelado, ou o chá preto ou verde, conforme você preferir. A quantidade varia: quanto mais leite ou chá, menor a concentração das especiarias e mais suave o sabor. Adoce a gosto.
Se aqueça neste inverno!

Com a moda indiana lançada pela novela, muita gente têm se interessado pelo Chai, o chá tomado pelas personagens de Caminho das Índias. Principalmente agora no inverno, Chai, o chá indiano, é uma excelente bebida pois é muito bom para se manter aquecido. Veja abaixo como prepará-lo.

Receita do Chai - chá indiano

Os ingredientes para preparar o chá de Caminho das Índias são: um litro de água, quantidades iguais de canela em pau, sementes de cardamomo, gengibre, cravos da índia e pimenta do reino, além de leite, chá preto ou verde e açúcar ou adoçante, de acordo com o seu gosto.
Para preparar o Chai, misture a canela em pau, as sementes de cardamomo, o gengibre, os cravos da índia e a pimenta em pedacinhos pequenos. Lembre-se que deve ser a mesma quantidade de cada um. Acrescente 11g do Chai que você acabou de preparar em um litro de água fervente. Deixe ferver por 20 minutos. Coe e acrescente o leite quente ou gelado e o chá preto ou verde, de acordo com sua preferência. Quanto mais leite você colocar, menor a concentração das especiarias e mais suave o sabor do chá. Adoce a gosto.
Receita do Chai - Chá indiano de Caminho das Índias

Emagreça com o Chai – Chá Indiano

chá indiano conhecido como Chai  tem segredos que ajudam a perder aqueles quilinhos  e além de deixar a pele mais bonita, ele ajuda na digestão e ser um ótimo antioxidante, ainda tem o efeito de aumentar sua disposição tomando diariamente.

chá indiano é feito de gengibre , canela e cardomomo, criaram uma adaptação do jeito brasileiro.
Veja a receita abaixo:
Ingredientes:
- água mineral – 2 copos
- adoçante sucralose em pó
– 1 colher de sopa
-2 paus de canela
-1 gengibre  pequeno
- leite desnatado em pó
– 1/2 xícara de chá
- chá preto inglês
– 1 colher de chá
- cardomomo 3 sementes ou 1/2 colher de café
Modo de Preparo:
Coloque em uma panela o cardomomo triturado, o gengibre ralado, o sucralose e a canela, deixe que o gengibre solte um pouquinho do caldo e a canela abra, após jogar os dois copos de água mineral quente.
Deixar ferver por 5 minutos em fogo baixo, em seguida adicionar o leite em pó desnatado, deixar por mais 1 minuto sem ferver, desligar o fogo e acrescentar o chá preto.
Obs: Cobrir e deixar que descanse por 1 minuto então coe.


Conheça os benefícios do chá indiano
Conheça os benefícios do chá indiano
Com certeza você já deve ter visto as personagens da novela da Rede Globo Caminho das Índias preparando e tomando a bebida típica da Índia o Masala Chai, um chá preparado com diversas especiarias como canela, cardamomo e gengibre. Os fãs do chá afirmam que ele traz inúmeros benefícios a saúde de quem os coloca em sua dieta  diária, como: auxilia a digestão, trata a pele, atua como antioxidante, anulando os radicais livres que danificam as células e ainda aumenta a disposição. Outros ainda dizem que o chá tem efeito emagrecedor. 
Prova disso é a atriz Cleo Pires, que eliminou 6 kg com uma dieta em que incluía o chá indiano Masala Chai.
Com ajuda de nutricionistas foi criado uma receita do Masala Chai brasileiro, em que foram adaptados alguns ingredientes para deixá-lo ainda mais light, anote aí e comece fazer uso agora mesmo:

Os ingredientes são:
2 copos médios de água mineral
2 paus de canela de tamanho médio
1 pedaço pequeno de gengibre
1 colher de sopa de adoçante em pó sucralose
½ xícara (chá) de chá preto inglês 
3 sementes ou ½ colher (café) cheia de cardamomo.
Coloque a água para ferver; triture o cardamomo e lave e rale o gengibre. Coloque o cardamomo, o gengibre  a canela e o adoçante em uma panela e coloque no fogo. Pegue uma colher de pau para mexer, assim que a canela abrir e o gengibre soltar caldo jogue a água fervente em cima. Deixe ferver em fogo baixo por mais ou menos cinco minutos e adicione o leite, tampe e deixe descansando por um minuto. Coe e se quiser adoce um pouco mais. Coe novamente e sirva.

Quer perder peso? Experimente o chá indiano

Chai_22_300x243.jpg
O Chá Indiano, conhecido como Chai, segundo a Tradição deste País, ajuda a emagrecer, rejuvenesce, melhora a pele e ajuda nos problemas relacionados a prisão de ventre.
Você encontra o chá indiano a venda em lojas especializadas em produtos naturais.

Se você quiser aí vai então uma receitinha de chá Indiano:
Ingredientes:
1/2 colher de café
1 pedaço de gengibre
2 copos água mineral
2  pau de canela
1e 1/2 colher (chá) chá verde
1/2 xícara (chá) leite desnatado em pó
3 sementes de cardo momo
Como fazer:
Triture as sementes de cardo momo e coloque-as em uma panela, junto com o gengibre ralado, a canela e o adoçante. Coloque a água e espere o gengibre liberar um caldo e a canela em pau abrir . Deixe a mistura ferver por 5 minutos. Depois acrescente o leite em pó. Deixe mais um minuto, desligue o fogo e despeje o chá preto inglês.
Depois coe e beba.
Dica: Todo Chá Indiano tem o chá preto como o chá base. Uma dica, para melhorar ainda mais as propriedades emagrecedoras deste chá é substituir o chá preto pelo chá verde.