Açafrão:É um dos temperos mais caros do mundo. Provém dos estames da flor de mesmo nome(crocus sativus). tem a propriedade de colorir uma quantidade de líquido mil vezes superior ao seu peso. De sabor aromático e picante. Usado para dar cor e sabor à aves, carnes, legumes, risotos. Pode ser encontrado em ramas, vindo da Cachemira ou da Espanha,de cor avermelhadas ou na versão mais barata, em pó , de cor amarelada e sabor mais suave.
Água-de-Rosas: Muito apreciada nos doces indianos, é a essência extraída das pétalas por destilação. Deve ser utilizada com moderação. É encontrada em farmácias, em lojas de especiarias ou de produtos asiáticos.
Alforva ou feno-grego: As sementes, usadas principalmente em pratos feitos com lentilha e com alguns legumes, têm sabor amargo. O pó é usado para carnes, aves e peixes. As folhas tem sabor agridoce, são vendidas secas ou frescas, são usadas para acentuar o sabor dos legumes.
Assafétida: Trata-se da resina de uma planta que cresce no Afeganistão e no Irã. É usada em quantidade mínima. O gosto aproxima-se ao da cebola, mas tem um aroma mais agradável. É encontrada sob forma sólida ou em pó, em casas de ervas medicinais, de especiarias ou lojas de produtos de umbanda.
Anis: Aromatizante com gosto de alcaçuz, usado para dar gosto e perfume à preparações e bebidas doces, facilita a digestão, além de refrescar o hálito.
Curry: Na verdade a mistura de temperos que é vendida com este nome não se chama Curry e sim Garan Massala. Curry é o nome de uma planta cujas folhas, frescas e secas, são usadas para dar sabor a alguns pratos indianos feitos com legumes ou iogurte, tais como sukta e upma.
A expressão preparar um prato ao curry significa cozinhar tal prato com molho de massala. Ver utilizações do Curry vendido no mercado em Garam Massala.
Cúrcuma: Também chamado de "acafrão-da-índia", ou tumerique.
É uma raiz de bulbo da mesma família do gengibre.
Possui um pigmento amarelo brilhante que tem vários usos, é com ele que as roupas de cor açafrão dos sacerdotes hindus são tingidas.
A cúrcuma tem efeito diurético e é estimulante intestinal. Tem sabor forte e amargo, utilizada com cautela, dá cor e sabor indescritível em pratos com legumes e arroz.
Dill : Muito utilizado na culinária escandinava na preparação de molhos, sopas, carnes, aves e peixes. Seu sabor lembra a salsinha. Deve ser utlizado com cautela.
Kummel: tem sabor adocicado. Usado no preparo de carnes e aves assadas. Também em sopas de legumes, saladas, marinados, biscoitos, patês, pães, bolos e queijos.
Erva-doce: As sementes são usadas principalmente em conservas, pães, bebidas e pratos feitos com arroz. Utiliza-se também após a refeição para facilitar a digestão. Em pó, é usada em carnes e aves, para dar um toque "fresco" , como a hortelâ.
Folhas de louro: Folha de sabor suave, é usada em molhos, ensopados, arroz , feijão e peixes.
Garam Massala (popularmente conhecido como Curry):
O nome significa "temperos sortidos", é composto geralmente por cominho, pimenta-do-reino, cravo-da-índia, canela, cardamomo, coentro em pó e noz-moscada, é encontrado nas seções de temperos de qualquer supermercado com o nome de "Curry", que na verdade é o nome de um planta.
Não é da mesma qualidade das massalas indianas, portanto se quizer uma massala de verdade faça a sua em casa.
Pode-se ser acrescentado em todos os legumes, carnes ou aves e até mesmo em molhos para massas, dependendo do paladar de quem for comer...Tem sabor forte e picante..Pode ser em poucas pitadas, só para dar um leve toque picante e perfumado no prato, ou em boas colheradas para dar cor, sabor e aroma predominantes ao prato..Se você ainda não conhece este tempero maravilhoso, recomendo que experimente usar o "curry" para temperar batatas cozidas ou arroz, para se conhecer o sabor e saber em qual prato ele se adequa mais ao seu paladar.
Receitas de Massala(Curry)
Panch Massala:*2 colheres de sopa de cominho inteiro,*2 colheres de sopa de cominho negro inteiro, *2 colheres de sopa de grãos de mostarda preta, *2 colheres de sopa de sementes de anis ou erva-doce, *1 colher de sopa de feno grego inteiro. Misturar todos ingredientes e guardar em um pote bem fechado, quando for usar, agite o recipiente bem para que as ervas se misturem, doure os ingredientes na manteiga ou ghi , nunca em azeite ou margarina, estraga o paladar.
Garam Massala I: *4 colheres de sopa de grãos de coentro, *2 colheres de sopa de cominho inteiro, *2 colheres de sopa de pimenta do reino em grãos, *2 colheres de chá de sementes de cardamomo, *1 colher de chá de cravo-da-índia, *2 pedaços de canela, 1 colher de chá de açafrão em pó. Em uma panela pequena, dourar com uma colher de manteiga,os ingredientes nesta mesma sequência, exceto o açafrão, cuidado para não queimar, em seguida moer no liquidificador ou moedor elétrico para grãos. Acrescentar o açafrão e guardar em um pote bem fechado. se conserva por meses.
Garam Massala II: *2 colheres de chá de sementes de cardamomo, *2 pedaços de canela, *1 colher de chá de cravo-da-índia, *1/2 noz moscada ralada. Tostar os ingredientes, exceto a noz moscada, moer e acrescentar a noz.
Páprica Doce: Tem um sabor suave e adocicado, É usada em molhos, carnes e aves. Combinada com outros temperos também dá cor e sabor a pratos de legumes e arroz.
Páprica Picante: Como o nome já diz, é picante, com o sabor mais acentuado. Substitui ou é acrescentada à páprica doce, nas mesmas receitas.
Pimenta fresca vermelha: Há de vários tamanhos e formatos , de modo geral, quanto menor e mais escura for a pimenta, mais ardida é.
Pimenta vermelha em pó(chilli): Muito usada na culinária mexicana, deliciosa se polvilhada em legumes refogados.
Pimenta-de-caiena: É a semente em pó da pimenta vermelha originária da Cashemira. É muito forte e deve ser usada em quantidades mínimas, em pratos de carne e nos chutneys doces.
Pimenta-do-reino: É uma pimenta de sabor forte, usada em chutneys, poder ser comprada em grãos ou em pó. É a pimenta mais popular de todas, tem em todos lugares, todo mundo conhece e se adapta a qualquer prato, inclusive em doces e chocolates. Misturada com iogurte, azeite e sal dá um delicioso molho para saladas.
Sal negro: É uma pedra, uma rocha sulfurosa muito dura, de sabor picante e extremamente ardida, não deve ser provada em estado puro. O sal negro deve ser combinado a outros temperos secos em chutneys e molhos.
Sementes de papoula: Usadas para decorar pratos, para dar um toque especial em sanduíches, pães e saladas e para engrossar sobremesas.
Zátar: Mistura de temperos árabe, perfumada e levemente picante, usada em carnes, aves, pastas, na fabricação do "Chanclich". Faça um sanduíche, cubra ele com queijo amarelo e polvilhe zátar por cima, leve o sanduíche ao forno e espere o queijo derreter. Fica delicioso...
Pimenta Síria: Pimenta perfumada, levemente picante e adocicada, suave e deliciosa, dá um toque exótico nos alimentos.
Pimenta Jamaicana: Parecida com a pimenta síria, com um aroma muito agradável, sabor suave e exótico, ideal para substituir a pimenta do reino ou para quem não gosta de alimentos muito picantes.
Ervas
Todas podem ser cultivadas em pequenos vasinhos , dentro de casa ou apartamento. É uma ótima opção para ter sempre ervas fresquinhas e sem agrotóxicos, além de perfumar e enfeitar sua cozinha.Estas ervas podem ser utilizadas frescas ou secas (ao sol ou no forno)
Manjericão: Ingrediente indispensável na culinária italiana. Tem um sabor levemente picante e refrescante. Pode ser usado em grandes quantidades se agradar ao paladar. Suas folhas frescas dão sabor especial a molhos, pizzas, sanduíches, carnes e legumes. Ingrediente base do famoso molho "pesto".
Sálvia: Sabor forte e refrescante, deve ser usada em pequenas quantidades, deixando ainda mais saborosos os pratos de peixes, aves, massas e carnes.
Alecrim: Sabor forte e marcante, pode ser usado em peixes, aves, carnes, massas e molhos. O salmão fresco temperado com alecrim e pimenta do reino fica delicioso. Deixar a carne do churrasco de molho no vinho tinto e alecrim dá um sabor inigualável.
Manjerona: Sabor parecido com o manjericão, mais suave e adocicado. Usada em molhos massas.
Tomilho: Usado em molhos, massas, guisados, carne assada e recheios.
Orégano: A mais popular das ervas aromáticas, usada em pizzas, sanduíches, carnes, saladas e legumes.
Hortelã: De sabor doce e refrescante, muito utilizado na culinária árabe. Pode ser mastigado, consumido em forma de chá, é calmante natural e auxilia na digestão. Ingrediente indispensável do quibe e do tabule. Delicioso se misturado ao suco de limão ou abacaxi . Pode ser utilizado em molhos, carnes, aves, peixes, doces.
Nenhum comentário:
Postar um comentário